Empada com massa de pastel
A empada com massa de pastel é uma variação da tradicional empada, onde a massa utilizada é feita com massa de pastel em vez da massa de empada tradicional.
Essa troca de massa resulta em uma empada com uma textura diferente e um sabor característico da massa de pastel.
Como surgiu as famosas empadas?
A origem exata da empada é incerta, mas há registros de versões semelhantes em diferentes culturas ao longo da história.
Acredita-se que a ideia de envolver uma massa ao redor de um recheio surgiu como uma forma prática de armazenar alimentos e transportá-los.
A empada também se difundiu pela cultura árabe, onde é conhecida como “fatayer”. Esses salgados são feitos com uma massa fina e recheados com carne, queijo ou vegetais.
No contexto brasileiro, a empada provavelmente chegou durante o período colonial, trazida pelos portugueses. A receita foi adaptada com ingredientes locais e se tornou um salgado muito apreciado em todo o país.
Ao longo dos anos, a empada passou por diversas variações e adaptações em diferentes regiões, com o surgimento de novos recheios e técnicas de preparo.
Atualmente, ela é um salgado muito popular e consumido em várias partes do mundo, com diferentes ingredientes e sabores.
Receita de empanada com massa de pastel
Ingredientes
- 1 pacote de massa de pastel redonda (tamanho médio)
- 1 gema de ovo
Recheio
- 1 fio de azeite
- 1 cebola picada
- 1/2 pimentão vermelho picado
- 4 dentes de alho picados
- 1 colher (sopa) de páprica
- 1 (chá) de cominho
- 500 g de carne moída
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 colheres (sopa) de molho inglês
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
- 6 azeitonas sem caroço fatiadas
- 1/4 de xícara de salsinha picada
Você também vai gostar de ler: Macarrão na panela de pressão: cremosos e saboroso
Modo de preparo
- Vamos começar falando que o recheio é apenas uma sugestão. Você pode usar ingredientes de sua preferência, trocar alguns alimentos e fazer empanadas de outros sabores. Essa empanada é de carne, mas você pode fazer vegetariana usando alguns legumes fatiados como repolho ou até mesmo cogumelos refogados.
- Em uma panela larga, coloque o fio de azeite e leve ao fogo médio. Com o azeite quente, junte a cebola e o alho e deixe dourar bem.
- Depois, junte o pimentão e mexa mais um pouco. Com tudo bem refogado, coloque a carne e misture bem. Junte os temperos em pó, o sal e a pimenta e mexa mais uma vez.
- Com a mistura bem refogada e cozida, junte o molho inglês, o molho de tomate e as azeitonas. Misture mais um pouco, desligue o fogo e finalize com a salsinha.
- Deixe o recheio esfriar bem antes de começar a rechear e preparar as empanadas.
- Com o recheio mais morno, separe a massa para começar a rechear. Pegue uma folha de massa de pastel e, com o auxílio de uma colher, coloque um pouco de recheio no meio da massa.
- Com o dedo, passe um pouco de água nas pontas da massa e feche, lembrando de fazer pequenas dobraduras nas pontas. Repita o processo até o final da massa ou do recheio.
- Em uma forma larga, vá colocando as empanadas dando um espaço entre elas. Por cima, bata a gema do ovo e pincele em todas as partes da massa de todas as empanadas.
- Com isso pronto, leve ao forno preaquecido a 180° C. Deixe assar por pelo menos 20 minutos ou até dourar bem e formar uma leve casquinha marrom. Pronto, suas empanadas estão prontas!
Dica: você pode servir as empanadas com um molho de sua preferência ou até mesmo com azeite. Só lembre-se de deixar elas amornarem um pouco, mas não muito, de modo que a massa continue crocante na hora de servir.