Inscrição no Cadastro Único – Confira as Dicas Para Se Inscrever Pelo Aplicativo
O cadastro único segue sendo o principal registo para identificar as famílias de baixa renda que existem no país em 2022. Sendo que a ferramenta permite o governo tem acesso as principais informações. Como identificação de cada pessoa escolaridade e até mesmo situação de trabalho e renda.
Entre os benefícios que exigem o CadÚnico são o programa auxílio Brasil e o Tarifa Social de Energia elétrica. Programa minha casa minha vida, auxílio Gás, isenção e taxa de concursos públicos e entre outros.
Então segundo governo federal a quantidade de inscritos contando todas as pessoas de cada família responsável e dependentes fica cerca de 78 milhões.
Cadastro único digital.
Logo que durante o período de calamidade pública que a pandemia da COVID-19 causou.
O Governo Federal informou que o cadastramento para o CadÚnico poderia ser feito via telefone.
Sendo permitido somente o cadastro de forma presencial. No setor responsável pelo cadastro em sua cidade no caso a prefeitura.
Entretanto, é válido informar que o cadastro único digital não pode ser realizado pelo aplicativo o meu cadastro único.
O aplicativo apenas permite consultar se o cadastro da sua família possui alguma pendência.
Ou para fazer alguma atualização deve ser consultado por telefone ou de forma presencial em um Crás nas prefeituras.
Como consultar o cadastro único 2022.
Então para saber se você está inscrito, é necessário consultar pelo site do Ministério de Desenvolvimento Social em “consulta cidadão cadastro único”.
Sendo necessário preencher com o seu nome completo data de nascimento e o nome da mãe.
A consulta também pode ser feita pelo aplicativo de celular chamado do meu CadUnico. Ou até mesmo pelo telefone ligando para 0800 707 2003.
Onde a ligação é gratuita e deve ser feita de um telefone fixo dentro do horário das 7h00 até as 19h00.
O aplicativo MeuCadÚnico O download do aplicativo é gratuito e você encontra nas plataformas da Google Play e também para Apple Store para celulares iOS.
Nele você consegue consultar o número de identificação social, informação sobre a família emitir comprovante de cadastramento
Como fazer o cadastro no CadÚnico?
Para que conseguiu se inscrever é necessário que um membro da família com a idade mínima de 16 anos de preferência mulher.
Seja o responsável para colocar as informações de todos os membros da família para o entrevistador.
Então essa pessoa será o responsável pela unidade familiar.
E ela que ficará com a tarefa de atualizar sempre as informações do cadastro sempre que houver uma mudança na família.
Logo que o responsável familiar deve procurar o setor responsável pelo cadastro único. Ou pelo bolsa família na cidade em que mora onde é um serviço prestado pelas prefeituras.
A inscrição pode ser feita por telefone.
O Ministério da cidadania decidiu que por meio de uma portaria iria permitir o cadastro e atualização cadastral. No aplicativo via telefone ou meio eletrônico.
Onde a mudança ampliou acesso das famílias ao cadastro único. E protegeu trabalhadores da exposição ao corona vírus. Visto que antes todos os procedimentos eram presenciais.
Então no atendimento por telefone ou meio eletrônico a família fica dispensada de apresentar documentos dos seus componentes.
Podendo apenas declarar os dados e os demais informações necessárias para preenchimento dos formulários.
Por fim somente em caso de transferência de família de município a responsável pela unidade familiar deve enviar uma foto cópia do documento por meio eletrônico
Considerações Finais Sobre a Inscrição no Cadastro Único:
Visto que com o aplicativo ficou ainda mais prático e mais confortável de fazer o Cadastro Único. E acessar todas as informações para adquirir o benéfico
Portanto não perca tempo e agora que sabe como fazer a sua inscrição pelo aplicativo veja se sim quadra os benefícios e boa sorte.